O Filme “Antes de Partir (Bucket List)”

Quem viu o filme “Antes de Partir”, com Morgan Freeman e Jack Nicholson? Embora de certa forma previsível, dá uma boa lição de vida. A sinopse é:

 “Você só vive uma vez, portanto, por que não viver com estilo? Essa é a conclusão a que chegam dois pacientes portadores de câncer internados em um mesmo quarto, um irritável bilionário (Jack Nicholson) e um simplório mecânico (Morgan Freeman), quando recebem as más notícias. Cada um deles monta uma lista de coisas a serem feitas até o momento derradeiro, e juntos saem mundo afora para viver a maior aventura de suas vidas. Salto de pára-quedas? Perfeito. Pilotar um Mustang Shelby em alta velocidade? Feito. Admirar a grande pirâmide de Khufu? Feito. Descobrir a alegria em suas vidas antes que seja tarde demais? Feito! Sob a competente direção de Rob Reiner, estes dois astros oferecem interpretações de corpo e alma nesta inspirada saudação à vida, que prova que o melhor momento para se viver ainda é o agora”.

Pois é, como muitos que viram o filme, montei minha lista. Só que ela não era apenas prospectiva. Era retrospectiva também. Ou seja, fiz um exercício pessoal de me lembrar, até onde eu pude, quais eram desde pequeno minhas aspirações pessoais e dividi em três colunas: Metafísica, Pessoal e Material. As coisas se confundem um pouco nas colunas, mas é uma classificação minha mesmo. E o acompanhamento se dá por cores: Realizada, Em andamento e Ainda não cumprida.

Guardo comigo a lista. Interessante ver que muito já realizei, e que muito está em andamento.  É um bom indicador. Bom ver ainda, que desde que fiz, há mais de 5 anos, não mais revisei no sentido de mudar o conteúdo, apenas para marcar o que foi feito. Uma vez por ano.

Não dá para mostrar aqui, por ser muito pessoal. Apenas para deixar como sugestão. Como exemplo de cada categoria, cito:

Metafísica: Ter certeza de que existe algo maior (realizada)

Pessoal: Encontrar companheira Física e Intelectual. Constituir família (realizada)

Material: Ver a cidade que moro de helicóptero (realizada) – Realizaei quando ganhei um concurso de frases de um shopping, sobre o dia dos namorados. Eu e minha mulher vimos Fortaleza de helicóptero…

Não vou dar mais exemplos. Mas o interessante é que na categoria pessoal tem também:

Morar em um país de primeiro mundo, pelo menos por um ano. (ainda não realizada)

Fazer Curso em instituição estrangeira (ainda não realizada)

Ter amigos em vários países (em andamento) – Já tenho alguns.

Acredito que com esse curso, essas três ganharão o status de “realizadas”.

 

“O futuro é um labirinto pra quem não sabe o que quer
Então tente se levar pra uma outra dimensão
Mas não se esconda atrás de uma razão
Então vai, fazer o que te faz feliz”
O futuro é um labirinto – Chalie Brown Jr

Posted by

Permalink 1 Comment

One response to “O Filme “Antes de Partir (Bucket List)”

  1. Carlos Jr.

    Ótima iniciativa! ~

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *