As referências

O que vem a mente quando imaginamos estudo fora? Pensamos, pelo menos eu penso, na infância, do “maravilhamento” que eu sentia quando algum conhecido ia e voltava com todas aquelas novidades, brinquedos de último tipo, fotos na neve e fluência no idioma. Geralmente inglês. Na adolescência, a referência eram os filmes americanos de universidade. Tão comuns e uniformes. Na idade adulta, a referência muda um pouco. A excelência na educação, o foco na prática. A internacionalização do conhecimento, a ampliação da rede de contatos, o aumento da empregabilidade.

Pois bem não pude ir na infância nem na adolescência. Mas na idade adulta, o meu trabalho e interesses me proporcionaram a chance de viajar, muito. E conhecer pessoas, e praticar idiomas, e ver ao vivo imagens de sonho e de realidade de outras nações. Até fotos na neve eu tirei (!). Para um cearense, isso é uma glória. As referências se sofisticaram. Mas a vontade de experimentar a educação dita “de primeiro mundo” continuou.  Essa vontade não passa com passeios meramente turísticos. Acrescida, agora da vontade de proporcionar aos meus filhos a experiência que eu não tive. Normal. Humano.

Para mim, a educação, os serviços, a rede de contatos. Para eles, a escola, o idioma, os amiguinhos, os filmes americanos de universidade. E, é claro, a neve. Não como passeio, mas como normalidade em algum momento do ano. Embora, eu sei que na cidade de nossa escolha, San Francisco, não neva. Pelo menos, com frequência.

 

Superhighways, coast to coast, easy takin’ anywhere

On the transcontinental overload, just slide behind the wheel

How does it feel when there’s no destination that’s too far?

And somewhere on the way you might find out who you are

Living in America – James Brown

Posted by

Permalink 2 Comments

2 responses to “As referências

  1. Silvia Gaspar de Oliveira

    Boa sorte, família Atlântica! Estaremos esperando ávidos por novidades! Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *